segunda-feira, 21 de julho de 2014

Pisos de Madeira Sempre Limpos

Aprenda como mander seus pisos de madeira conservados e uma casa sempre bem cuidada.


Pisos de madeira sempre trazem um toque de aconchego, conforto e sofisticação à casa. Contudo, esse tipo de revestimento requer atenção e cuidados especiais na hora da limpeza e manutenção. 

Segundo Israel Rodrigues de Lima, da madeireira Dupará,  a madeira é mais sensível e sofre com as alterações climáticas. “É fundamental escolher produtos e equipamentos corretos para não ocorrerem sustos durante a limpeza do piso”, explica Rodrigues. 

Em primeiro lugar é preciso diferenciar o tipo de piso de madeira utilizado na decoração. “Os pisos de madeira são divididos em madeira natural (ancoragem) e laminados (ancoragem), que são muito parecidos aos pisos de madeira natural”, diz Flávia Athayde Vibiano, da Eucatex.

• Madeira Natural 
O cuidado com os pisos de madeira natural deve ser redobrado. Sejam eles tacos, assoalhos, carpetes ou parquês é preciso atenção na hora da limpeza diária. “Em hipótese nenhuma deve-se passar produtos químicos sobre os pisos, como álcool, querosene ou outros solventes”, alerta Rodrigues. “Esse líquidos afetam a madeira e o verniz do acabamento.” 

O uso do pano úmido também está fora de cogitação, já que provoca a movimentação da madeira, removendo o rejunte das tábuas e causando eventuais rachaduras. Um pano seco, aspirador ou vassoura de pêlos já é suficiente para a limpeza diária dos pisos de madeira.

Em caso de algum acidente, como derramar água no piso, George Hildebrando, da Triangulo Pisos e Painéis alerta: “É preciso limpar imediatamente o local molhado. Se demorar muito tempo, a umidade poderá penetrar no piso ocasionando inchaço ou bolhas”.

• Laminados 
Por possuírem apenas lâminas de madeira protegidas por uma resina melamínica (material plástico termorrígido e resistente), a limpeza dos pisos laminados é mais fácil. 

Além disso, de acordo com Flávia, da Eucatex é preciso evitar materiais abrasivos, como saponáceos e esponjas de aço, pois riscam a camada superior do piso. “Manchas de tinta de caneta e mercúrio podem ser tiradas com álcool e manchas de verniz, graxa ou tinta, com o tiner ou querosene”, afirma.


Fonte: delas.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário