segunda-feira, 28 de julho de 2014

Como renovar o piso

Basta entrar em um apartamento da década de 1950 e lá estão eles: os tacos de madeira . O acabamento era febre da época e atravessou gerações. Anos depois, entram em cena pisos e paredes revestidos com azulejos coloridos ou motivos florais. Mas já foi a vez do mármore, do granito , cimento queimado .
Atualmente, vale tudo e todos os materiais têm o seu espaço. Por isso, antes de trocar aquele revestimento que você acha que está ultrapassado ou muito desgastado saiba que é possível revitalizá-lo. “É importante conservar a história, mas, ao mesmo tempo, dar vida a ela. Geralmente, esses produtos apresentam qualidade superior”, conta a arquiteta Renée Sbrana.

Além disso, dar novos ares ao que já existe é boa alternativa para economizar e evitar quebra-quebra e as temidas dores de cabeça. Sem falar que a medida é muito mais ecológica. “O conceito de reciclagem ajuda a preservar a natureza, pois não será preciso retirar mais matéria-prima do meio-ambiente”, afirma o arquiteto Ulisses Morato.
Outro benefício é a conservação da história da casa. “Há muitos tipos de pedras e madeiras que já não existem mais e ganharam status de raridade, o que pode valorizar o imóvel”, completa Morato.

De cara nova
Com o passar do tempo, é comum os pisos apresentarem problemas. “A superfície sofre com os esforços de uso e passa a ter imperfeições. As mais comuns são perda do brilho, arranhões, trincas ou descolamento de rejunte ”, diz o arquiteto.

Para revitalizar os materiais que estão nesse estado é importante substituir as peças sem condição de uso, eliminar a superfície danificada por abrasão, retirar e reaplicar as massas que preenchem as frestas e, finalmente, aplicar resina para dar acabamento e garantir a proteção.

Esse procedimento pode ser adotado para todos os materiais, mas os produtos utilizados durante o processo são diferentes. “Os equipamentos de raspagem, o rejunte e a resina são específicos para cada um. É fundamental optar pelos corretos para garantir um bom resultado”, alerta Morato.

Fonte: delas.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário